top of page

SOBRE NÓS

Nós somos a Primeira Igreja Batista na cidade de Macaé, Estado do Rio de Janeiro. Nossa Igreja foi organizada no dia 13 de Maio de 1898 e desde então estamos ativamente integrados na Convenção Batista Brasileira, na Convenção Batista Fluminense e na Associação Batista Serramar, além do envolvimento constante com a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil e demais organizações da nossa Convenção seguindo fielmente todas as suas doutrinas. 

 

Também somos uma Igreja comprometida com missões através das Juntas de Missões Estaduais, Nacionais e Mundiais. Com quase 700 pessoas em seu seu Rol de membros, nossa Igreja está ativa através de seus ministérios: Administração, Ação Social, Juventude, Famílias, Música, Educação (adulto e infantil), Diaconal,, Missões, Evangelismo, Integração. Desde Dezembro de 2010 nosso pastor tem sido o pr. Robson Melo Câmara.

Quarta-Feira 19h – Culto de Oração e Estudo Bíblico
Domingo 10h10 e 19h – Culto de Louvor e Adoração

Rua Tenente Coronel Amado, 203 Centro, Macaé, RJ
CEP 27910-070
Será um prazer recebê-lo.

Horário dos Cultos

Localização

Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrina e de princípios. Somos o povo da Bíblia, a Palavra Infalível e Eterna de Deus.

Cremos em Deus Pai, santo, justo, criador, e sustentador de todas as coisas. Cremos no Deus Filho Jesus Cristo, Salvador e Senhor de nossas vidas e almas e no Deus Espírito Santo, o Consolador que nos guia em tudo quanto Jesus ensinou.

 

Nossas igrejas adotam a forma de governo Congregacional Democrático. São Igrejas autônomas e locais. Relacionam-se umas com as outras pela mesma fé e ordem, de forma cooperativa e por laços fraternais.Crêem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como salvador pessoal. Portanto. Não aceitam e nem praticam o batismo infantil.Realizam seus objetivos comuns pela cooperação voluntária, na forma de associação de Igrejas ou de convenções, como é o caso da Convenção Batista Brasileira.

Valores

Afinal de contas, para que existimos? Nosso propósito é levar pessoas da nossa comunidade e de todas as partes do mundo a um relacionamento pessoal com Deus, através de Jesus Cristo, ajudando aquelas que escolherem este seguir a Cristo a desenvolver um caráter semelhante ao d’Ele e capacitá-las para os seus ministérios dentro da Igreja local.Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrina e de princípios. Somos o povo da Bíblia, a Palavra Infalível e Eterna de Deus.

Ser uma Igreja Batista bíblica por excelência, fiel a Jesus Cristo, missionária, discipuladora, misericordiosa, acolhedora, permeada de amor fraternal.

Missão

Visão

Em 13 de maio de 1898, no salão da Rua 13 de Maio, número 14 (hoje Av. Rui Barbosa, nas mediações da atual Lojas Americanas), e sob a presidência do Missionário Pastor Salomão Luis Ginsburg, era organizada a Igreja de Cristo em Macaé (atual Primeira Igreja Batista de Macaé).

Oito foram seus membros fundadores: Alfredo Ramos, José Pereira Junior, Pedralva Drumond, Antonio Rodrigues Maia, Cláudio Fonseca Quaresma, Alda Ramos, Gediva Evangelista e Izaltina Maia, sendo o orador oficial o Missionário Guilherme Bagby. Muitas perseguições sofreram os crentes daquela época, inclusive uma registrada no livro História dos Batistas Brasileiros, do Pastor Ebenézer Soares Ferreira e contada por nossos ancestrais, de que os primeiros batismos realizados na Praia da Concha, foram momentos de profunda perseguição do Frei lgnácio, o pároco da cidade de Macaé, promovendo perseguições aos crentes com a finalidade de que os batismos não acontecessem.

A primeira pessoa a ser batizada foi o Sr.João Hugo Kopp de grande influência social na cidade, o que arrefeceu mais ainda o ódio dos perseguidores. Este irmão tem hoje no centro da cidade seu nome historiado por ser do bem e muito relacionado na vida social de Macaé. A Rua J.Kopp é então uma homenagem a esse cidadão macaense pelos belos serviços prestados à comunidade macaense.

Passou-se algum tempo, e como o trabalho do evangelho crescia, os irmãos pensaram em outro local para se congregar e conseguiram comprar um grande terreno com um salão adaptável para a igreja para desenvolver com possibilidade de mais crescimento, na antiga Rua do Colégio, depois Rua Prefeito Moreira Neto número O1, hoje Rua Dr. Télio Barreto. Por bom tempo a igreja se reuniu ali, modificou a parte interna para reuniões de classe e organizações, construiu na parte de trás a casa pastoral. Nesse endereço a igreja esteve até 11 de maio de 1955.

Muitos pastores foram prestimosos no desenvolvimento da igreja em Macaé. São eles: Missionário Pastor Salomão Luis Ginsburg, Pastor Orlando Alves, Pastor José Joaquim da Silveira, Pastor Silas Silveira, Pastor Edmundo Antunes da Silva, Pastor José Carlos Guerard, Pastor Dilmo de Castro, Pastor Judson Bastos, Pastor Aurecil dos Santos, e o nosso atual Pastor Robson de Melo Câmara.

Nesse período houve interinidade de outros pastores para cada sucessão pastoral. No ano de 1941, o Pastor Edmundo Antunes da Silva assume o pastorado da igreja, em substituição ao Pastor Silas Silveira que se transferira para Niterói.

O pastor Edmundo, recém formado do Seminário Teológico do Sul do Brasil, tendo servido antes como seminarista da PIB-Niterói e depois nomeado para a função de Evangelista em Rio do Ouro, que depois de organizada em igreja levou-o à consagração em 10/01/1937, permanecendo ali até janeiro de 1941,quando aceitou o convite da Igreja Batista de Macaé para vir pastoreá-la. Terminou seu curso teológico em 1940. Foi sem dúvida um grande desafio pois deixava uma igreja nova e assumia outra de maior porte.


De 1941 até 1955, o Pastor Edmundo conduziu o rebanho na Rua do Colégio, depois Rua Prefeito Moreira Neto, já citada anteriormente, e nesse período além dos pontos de pregação, programa de rádio(naquela época algo muito arrojado, pois teve polêmicas quanto à permissão até na Câmara Municipal), e alguns desgastes na igreja com membros que não tinham a visão clara da difusão do evangelho e achavam que” seria dinheiro jogado fora”. Ele não se intimidou e conseguiu o tão almejado sonho de proclamar o evangelho através do rádio, veículo de comunicação muito importante na época, Rádio Emissora de Macaé. Paralelamente a esses e outros projetos, o Pastor vislumbrou a venda do prédio da época para comprar um terreno onde pudesse melhor se estabelecer a Igreja Batista. Na ata de n 701 da sessão extraordinária em 26/11/1944, “a igreja deliberou vender a propriedade onde se reuniam, procurando adquirir um terreno mais propício, no centro da cidade, já possuindo uma planta para o futuro templo, que não poderia ser adaptado ao terreno que tinham. Apareceu um terreno mais amplo pelo preço de CR$ 35.000,00(cruzeiros), sendo proposto e apoiado que se pedisse à Junta Patrimonial Batista do Sul do Brasil a referida quantia como empréstimo pelo prazo máximo de 10 anos, e vendido o templo atual liquidariam o empréstimo.” Palavras exatas como estavam na ata, razão das aspas. Outro problema. irmãos a favor, outros contra como sempre houve e haverá. E assim foi se desenvolvendo a Igreja dentro do âmbito denominacional pois ela se fazia representar nas Associações, Convenções, Série de Conferências para as quais ele era convidado, e assim difundindo o nome da igreja.

Por um bom tempo toda a igreja esteve envolvida na venda do terreno e prédio que os servia para o cultuar a Deus. Em quase todas as atas da igreja, há referência sobre essa dinâmica de vislumbrar a construção de um novo templo.

E assim em 14 de setembro de 1941, com poucos meses de pastoreio aqui em Macaé, o Pastor levou a igreja a efetivamente criar uma comissão, que durante o período de projetos trabalharia as modificações necessárias e, nessa ata a comissão nomeada ficou assim constituída: Pastor Edmundo Antunes da Silva, Diácono José da Cunha Barreto. Diácono Luiz Pinto da Silva, Jesuína Barreto Antunes, Armando Drumond, João Couto da Cunha, Zilda Sardenberg e Zilca Melo Franco, ficando como tesoureiro o irmão Pedralva Drumond.

Em 13 de maio de 1948 pela ocasião do qüinquagésimo aniversário de organização da igreja, na rua Teixeira de Gouveia,634,às 15h,foi dado o início aos trabalhos do lançamento da pedra fundamental, ao som do novo órgão recentemente comprado pela igreja e com a presença das autoridades locais e grande número de pessoas, assim como a representação denominacional do Missionário Dr.Mc-Nealy. Então, mãos a obra e todos os membros envolvidos no quebrar pedras, ajudar na limpeza do terreno, onde por muitas e muitas vezes os adolescentes (na época eram chamados de intermediários), jovens, adultos ali se encontravam em mutirão para que o mais rápido possível a igreja ali pudesse se estabelecer. Até a data de 11 de maio de 1955, a igreja se reunia no antigo templo, e agora passa a se reunir no andar térreo do novo templo ainda em obra, na Rua Teixeira de Gouveia, 634, pois a mesma estava em condições básicas de reunião até à época da inauguração, num futuro bem próximo, e assim permaneceu até 23 de julho de 1956,quando oficialmente aconteceu a sua inauguração, ao mesmo tempo em que hospedara a Convenção Batista Fluminense. Toda a igreja e sociedade macaense estavam felizes e orgulhosas de receberem pela misericórdia de Deus e sabedoria dos crentes sob a liderança do Pastor Edmundo Antunes da Silva um prédio tão majestoso(na época realmente foi uma majestosa construção) e singular para honrar e glorificar o Santo nome de Deus. O Prefeito de Macaé, na época era o Sr. Antônio Benjamim, pessoa extremamente polida muito amigo do evangelho que participou efetivamente do ato de inauguração do templo, bem como, outras autoridades. Muitas igrejas foram organizadas ao longo desses anos dentre elas, algumas: Igreja Batista em Lavras (Rio Bonito, em 17/04/1903. Igreja Batista em Rio Dourado, em 28/08/1932; Segunda Igreja Batista de Macaé, em 01/08/1954; lgreja Batista de Barra de São João em 15/09/1957; Terceira Igreja Batista de Macaé em 13/08/1967; lgreja Batista em Quissamã, em 09/01/1977; igreja Batista Getsêmani em 15/11/1988; Igreja Batista de Imboassica, em 08/05/1999; Segunda Igreja Batista da Barra de Macaé e 28/10/2000; Igreja Batista em Mar do Norte em 04/01/2003, Igreja Batista Vila Piracema, Igreja Batista Âncora em Rio das Ostras, entre outras.


No pastorado do Pastor Dilmo de Castro a igreja comprou uma propriedade na Região Serrana onde hoje é o Sítio da Igreja, na Bicuda. Considerando o grande crescimento da cidade a Primeira Igreja Batista de Macaé assim intitulada desde a organização de Segunda Igreja em 1954, resolveu construir seu quarto templo num espaço na Rua Tenente CeI. Amado, 203 sob a direção do Pastor Aurecil dos Santos, então Pastor efetivo da Igreja que por 18 anos aproximados cuidou dedicadamente do rebanho da igreja, obra, evangelização, e muito predicados mais. Durante 45 anos a PIB Macaé funcionou na Rua Teixeira de Gouveia, onde hoje funcionam algumas repartições da PMM, pois o prédio vendido para um cidadão macaense foi arrendado para a Prefeitura Municipal. Não posso precisar a data correta, mas no ano de 1999, a igreja se transferiu para o atual templo também antes da sua conclusão, continuando a obra com muito zelo e abnegação.

História

bottom of page